sábado, 4 de setembro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


O Colégio Estadual João Pessoa, localizado na rua Diogo Spínola nº 01, bairro Centro no município de Itaquara-Ba, foi fundado no ano de 1955. A autorização de funcionamento data de 06/05/1981 e começou a funcionar com ensino inicial de 1ª a 4ª série, possuía 04 salas de aula, funcionava em 02 turnos, mas ao longo do tempo, ocorreu mudança na sua estrutura física para atender outro nível de ensino. Atualmente consta com 07 salas de aula amplas, limpas, arejadas, bem iluminadas, com a clientela de 6ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, funcionando em 03 turnos, atendendo aproximadamente a 636 alunos. O seu Escudo é um livro aberto com a inscrição “ EDUCAR E PREPARAR PARA UM MUNDO MELHOR” e o seu Hino tem a letra e a música de autoria dos próprios alunos. Ao longo destes 55 anos de existência, tem sido responsável por diversas ações extremamente significativas para o desenvolvimento da aprendizagem. O Colégio está situado no centro da cidade, considerado de classe média baixa, sendo a clientela formada por moradores da cidade, a maioria da zona rural. A camada social desses moradores é baixa, de acentuada pobreza, conforme dados coletados pela escola, possui também o PDE – Regimento interno unificado, Proposta Pedagógica e Colegiado Escolar. Todos os projetos são organizados com a parceria dos professores, funcionários e direção que juntos traçam metas e ações para a elaboração e realização dos mesmos.
A comunidade participa das ações da escola nas reuniões de pais que são realizadas a cada bimestre e realiza reuniões semanais para o planejamento pedagógico das atividades a serem realizadas durante a semana. Nessas reuniões ocorre a troca de informações e a socialização das mesmas.
As capacitações são feitas com recursos ministrados pela Secretaria da Educação do Estado. Essas capacitações são pré-estabelecidas com a participação da direção e professor








Nenhum comentário:

Postar um comentário