sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PLANO ANUAL DE ATIVIDADE E PROJETO DA ESCOLA

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEC
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – DIREC 13
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PESSOA

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2010

Mês: Março

08 – dia da mulher
21- Dia Internacional contra a discriminação Racial
30 – Dia Mundial da Água

Mês: Abril

01 – Paixão de Cristo









18 – Dia do livro
19 – Dia do Índio
21 – Tiradentes
22 – Descobrimento do Brasil
Mês: Maio
01 – Dia do Trabalho
05 – Dia Mundial do meio ambiente
09 – Dia das Mães
13 – Abolição da Escravatura

Mês: Junho
03 - Corpus Christi
05 – Dia Mundial do Meio Ambiente
24 – São João
26 - Dia Internacional do Combate as Drogas

Mês: Julho
02 – Independência da Bahia
19 – Aniversário da Cidade
20 – Amizade
a
24

Mês: Agosto
08 – Dia dos Pais
11 – Dia dos estudantes
22 – Folclore


Mês: Setembro
07 – Independência do Brasil
21 – Dia da Árvore
22 – Primavera

Mês: Outubro

12 – Nossa Senhora Aparecida
15 – Dia do Professor
28 – Dia do Funcionário Público


Mês: Novembro
15 – Dia da República
19 – Dia da Bandeira
20 – Dia da Consciência Negra

Mês: Dezembro

10- Dia da declaração dos Direitos do Homem
25 – Natal



PROJETO



"TODOS NÓS CUIDAMOS DA CASA"



“Se destruir as matas e preservar as cidades, estas não sobreviverão, mas se preservar as matas e destruir as cidades, elas ressurgirão.”

(Flancrim)


JUSTIFICATIVA


O Colégio Estadual João Pessoa em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o estudante está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relação, interagir, transformar, cuidar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso o Colégio realizará um projeto sobre o meio ambiente, com o tema “Todos nós cuidamos da casa”, tendo como objetivo contribuir na formação do caráter de nossos jovens hoje e na conscientização para a preservação do meio ambiente.

A educação ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ele será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

Portanto, preocupados com a formação de crianças e jovens que serão o futuro do nosso país a serem conhecedores de seus direitos e deveres do meio ambiente, podendo assim contribuir no relacionamento humano com o meio ambiente em que vive, os mesmos tomarem suas próprias decisões através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.



OBJETIVO GERAL


Estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

• Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.

• Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

• Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se á parcerias que envolvam empresas e setor público.

• Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.

• Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.

• Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.

• Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.

• Possibilitar a comunidade escolar o acesso à áreas verdes preservadas.

• Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

• Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da E.A.

• Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.



METODOLOGIA
O projeto “Todos nós cuidamos da casa” apresentado aos professores para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo. A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos o seu pré-projeto.


ESTRATÉGIAS
• Criar ações para arborização recuperação da área da escola.

• Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.

• Oficinas (sabão, sacolas,etc)

• Livro de receitas alternativas.

• Palestras.

• Releitura de obras de pintores.

• Paródias.

• Trilha ecológica.

• Compostagem: minhocário.

• Visita ao aterro sanitário – lixão.

• Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

• Assistir documentários.

• Trabalho de campo.

• Reciclagem de papel.

• Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de redução gradativa e busca e alternativas.

• Pedágios.



AVALIAÇÃO
Espera-se que durante o desenvolvimento do projeto e da prática pedagógica aplicada a educação ambiental:

* a relativa mudança de comportamento dos estudantes na comunidade escolar;

* O exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade.



CRONOGRAMA DE ATIVIDADE



I Unidade
II Unidade
III Unidade
IV Unidade

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